12 de outubro de 2011

Cuidados com unhas e mãos

Meninas, 

Como estão!?

Desde que comecei a postar sobre esmaltes que virei uma espécie de "ponto de referência" para algumas pessoas, quando se trata deste assunto..

Claro que não sou expert, mas sempre procurei ler a respeito, para saber cuidar de minhas unhas lindas!!
Ainda tem aquela deliciosa fofoca de salão.. onde a gente compartilha com a manicure e outras moças dicas preciosas!

Pensando nisso, resolvi compartilhar meu conhecimento sobre este assunto. Vou pontuar coisas que procuro fazer para manter mãos e unhas sempre saudáveis.



O primeiro ponto que quero falar com vocês e talvez o mais importante é:

Deixe suas unhas respirarem entre uma esmaltada e outra.

Muitas amigas minhas.. muitas mesmo.. só tiram o esmalte quando chegam na manicure uma semana depois de ter pintado. Aconselho que um ou dois dias antes disso, retire o esmalte e hidrate suas mãos e unhas. Dessa forma, você protege suas unhas e as mantém fortes por mais tempo, evitando rachaduras, manchas e que elas descasquem.

O segundo ponto é:

Hidrate, Hidrate, Hidrate, Hidrate... Hidrate, Hidrate, Hidrate...

E não vou me cansar de dizer isso, pois quando você hidrata suas mãos e cutículas, elas ficam menos ressecadas, as unhas ficam mais fortes e aquelas pelezinhas de cantinho de dedo aparecem menos. Você deve hidratar mesmo com esmalte nas unhas.. pelo menos uma vez ao dia! Deixe seu hidratante na mesa do seu trabalho.. assim fica mais fácil de lembrar que tem que usá-lo. Pra quem rói as unhas, isso é essencial. Depois passo dicas de hidratantes muito bons!

Terceiro ponto: 

Aposente o alicate.

Segundo a dermatologista Ana Cristina Fasanella, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia,

"A cutícula é uma membrana que permeia a matriz da unha. Ao tirá-la, a pessoa deixa a pele exposta à penetração de produtos químicos, além de bactérias e vírus” fonte: http://g1.globo.com


Quanto mais você tira as cutículas, mais elas crescem! E elas precisam estar ali, para proteger suas unhas. E se você a mantém hidratada, ela crescerá pouco! Além disso, alicates são os principais transmissores de hepatite, fungos e outras coisas chatas! Não foi fácil pra mim fazer isso, mas consegui! Para ajudá-la, use redutor de cutículas.. é uma "mão na roda"!

Quarto ponto:

Use sempre base.

Mesmo que esteja com pressa, faça questão de usar sempre a base antes do esmalte. Ela protege suas unhas dos produtos corrosivos presentes no esmalte... mantendo-a mais forte também!

Quinto ponto:

Use Removedor de Esmalte e não Acetona.

Pode dar um pouco mais de trabalho, mas o removedor é o mais indicado, por agredir menos suas unhas também! O componente Acetona é muito agressivo as unhas e pele.. resseca, maltrata e enfraquece! Minhas manicures sempre dizem isso.. e quando eu pergunto porque o salão ainda usa acetona, elas me dizem: "pois é mais barato".

Existem muitas outras coisas que vocês podem fazer! É importante que vocês cuidem de suas mãos, pés e unhas como qualquer outra parte do corpo!

Caso, você tenha alguma manchinha ou risco branco ou preto, se suas unhas descamam e quebram com facilidade e certa frequência, sugiro que além desses cuidados, procure um médico! Principalmente manchas pretas, pois elas podem significar um sinalzinho nos nervos ou até mesmo um câncer benigno.. Mas isso não é motivo de choro, tá!? Pois PODE SER um monte de coisa..

Para não ficar um texto muito extenso, vou mostrando o passo a passo de cada item e quais os produtos que recomendo em posts diferentes!

E caso tenha algo que não tenha ficado esclarecido, me perguntem que pesquiso mais sobre o assunto!